Hannah Sloboda

X-Ray parece ser um nome convencional para uma série de streaming, mas estaríamos fazendo pouco caso do cinema indiano em pré-julgar o título meramente através de seu significado literal. A dualidade do nome X-Ray não é à toa, pois se trata de um raio-x da obra do cineasta indiano Satyajit Ray.

Uma minissérie de quatro episódios com cerca de 60 minutos cada, aparentemente de compreensão difícil pelo público geral, onde cada capítulo surpreende a expectativa perante o anterior deixando a cereja do bolo para o final. Mais uma vez seria óbvia essa estrutura tratando-se de uma série com episódios sequenciais e narrativas tradicionais, porém estamos falando da obra de Satyajit Ray, então ser provável não é uma opção.

Os personagens de Ray compreendem os seguintes perfis: Ipsit Nair (Ali Fazal) um empresário de sucesso com a memória implacável, Indrashish Shah (Kay Kay Menon) um maquiador talentoso e cheios de truques cinematográficos, Musafir Ali (Manoj Bajpayee) um cantor com histórico de cleptomania e por fim Vikram Arora (Harshvardham Kapoor) um ator famoso em crise. Os quatro protagonistas guiam o espectador através de suas aventuras, conflitos pessoais e vivências que beiram o sobrenatural. Estes são os elos da minissérie.

Cada episódio possui uma preciosidade para se guardar ao final, uma pílula ingerida pelo espectador que instiga e faz refletir sobre nossas profundezas individuais. Questionamentos sobre quem somos, para onde estamos indo e as consequências de nossas escolhas resultam nas jornadas dos heróis de Ray. Heróis no sentido narrativo, pois nenhum deles possui nada de heróico.

O cinema hindi do Netflix parece se conectar por meio das cores. Mesmo em ambientes escuros a paleta de cores é vibrante e contrastante, revelando uma Índia reluzente mesmo em seus universos obscuros. Os cenários kitsch salientam o exagero com objetos brilhantes, volumosos e repletos de texturas. O excesso é presente em todos os aspectos, se iniciando no roteiro e ganhando forma na atuação entusiástica dos atores em meio às locações decoradas em demasiado.

X-Ray é uma série para amantes do cinema hindi, cinéfilos curiosos por novas linguagens e outras realidades étnicas, fugindo do padrão hollywoodiano. Desafia a compreensão do espectador retendo todas as atenções na tela e ansiando pelo final sem pressionar o pause do streaming.


Links úteis: Conheça a obra do cineasta Satyajit Ray
Como é o estilo kitsch?
O ator por trás das máscaras: Kay Kay Menon



________________________________________________

Escute nosso PODCAST no:

SpotifyApple PodcastsDeezerCastBoxAmazon MusicPodcast AddictPodchaserRSS

Siga-nos no INSTAGRAM
Entre para o nosso grupo no facebook AQUI
Curta nossa página AQUI

.
.
.

COMO DESTRUIR UM CASAMENTO ?