Em uma base de uma pequena cidade do Reino Unido, esposas de militares britânicos têm que lidar com a ansiedade quando os maridos são enviados ao Afeganistão para mais uma missão. Como precisam se entreter de alguma forma, organizam grupos de tricô e de leitura; até que uma delas tem a ideia de montar um coral.

Isso abre espaço para que Unidas Pela Esperança insira diversas músicas goela abaixo do público, fórmula já utilizada por filmes populares como Trolls, Pitch Perfect e Sing. Ok, escutar uma versão revisitada de um clássico ou de um synth pop é legal. O problema é que, em um filme, elas precisam ser não só bem executadas, como bem inseridas na história para que o impacto seja justificado. Não é o que ocorre aqui.

Kate (Kristin Scott Tomas) perdeu o filho de forma traumática e tenta impor ordem no grupo de mulheres por meio da disciplina rígida. Excessivamente chata. Já Lisa (Sharon Horgan), em oposição, gosta de levar as coisas de um modo mais leve, sem tanta rigidez e dureza da colega.

Com a sutileza de um caminhão batendo em um muro, o filme faz questão de mostrar que as duas são antagonistas, vide a cena de ambas dando entrevista no rádio (“Vamos cantar muitas músicas dos anos 80.“; “E muitos clássicos também.“; “E depois vamos tomar muitas cervejas!“). Implausível e constrangedor de tão exagerado, quase um Zorra Total, mas com humor britânico.

Os pontos positivos não vão muito além do sotaque carregadíssimo e charmoso das personagens. Algumas passagens do drama até ensaiam alguma profundidade, como a conversa de Kate com o marido no hospital; somente para, depois, os roteiristas pisarem no acelerador do piegas. Visto que, no momento seguinte, há uma passagem em que uma das esposas faz um discurso convencendo as outras a não desistirem do projeto.

E os clichês continuam: quando está com raiva, Lisa orienta que as colegas cantem alto e forte. Quando está compondo uma música, cheia de papeis a sua volta, ela sorri antes de ter um insight e escrever uma frase. Uma outra personagem é tímida e não canta por vergonha, mas se pega dando um solo de destaque, quando todas as outras se calam e se surpreendem com a voz da colega.

Sem graça e forçado, o filme se ancora no poder de ser baseado em uma história real e no poder das músicas pra fisgar o espectador de alguma forma. Nesse caso, talvez fosse melhor assistir, sei lá, The X Factor.


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VISÃO GERAL
Avaliação
Concluiu cursos ministrados por Pablo Villaça e o Curso Básico de Cinema da Casa Amarela (Universidade Federal do Ceará). Assiste muitos filmes, lê muito sobre cinema. Embora saiba que pra vencer importa mais campanha do que qualidade, sempre se empolga com temporadas de premiação.
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