Após conhecermos o mundo vivo e as cores de “Turma da Mônica: Laços” (2019), regressamos agora em uma nova empreitada de Mônica (Giulia Benitte), Cebolinha (Kevin Vechiatto), Magali (Laura Rauseo) e Cascão (Gabriel Moreira), que, após uma fuga da escola, terão de encarar as suas consequências e elas não serão poucas. Nesta nova jornada, a turma descobrirá o real valor e sentido da palavra amizade.
Em um clima de conforto e aconchego, a história se desenrola ao apresentar os núcleos como peças no tabuleiro, se a problemática inicial de separar os amigos não fosse o suficiente, existe um agravante ao trazer embates pessoais deles com seus próprios medos e receios.
É interessante certos paralelos traçados, como a Magali com a ansiedade dando espaço para um desenvolvimento inexistente no longa antecessor, trazendo uma percepção mais apurada sobre a personalidade da personagem.
Em contrapartida, se a ideia é uma aventura recheada de drama e comédia, Cebolinha e Cascão são as lacunas de comicidade da história, seja pelo embate com suas jornadas pessoais, seja com as interações criativas e divertidas de novos personagens: Do Contra (Vinícius Higo) e Humberto (Lucas Infante).
O Drama e o coração do filme está muito intrínseco no afastamento da Mônica de seus amigos devido a mudança de escola, ao utilizar planos fechados no rosto atrelado a trilha sonora singela e minimalista que compõem a empatia pelo personagem, onde a história corrobora ao demonstrar cada vez mais o sofrimento dela e a interpretação dedicada de Giulia Benite.
Essa crescente no clímax dispõe muito da sensibilidade da direção em usar todos os recursos técnicos para transpor a energia infantil e delicada desejada, concebendo ao público os elementos necessários para ingressar na comoção, algo pertinente devido a diversidade de momentos sutis, presentes nos diálogos carinhosos entre Dona Luiza (Mônica iozzi) e Mônica, tornando a relação de mãe e filha com peso, importância e relevância.
No saldo final, ao conduzir uma narrativa de drama e comédia com equilíbrio, uma conexão sincera com os personagens, ser presenteado com “fan-services” direto das histórias do material original, “Turma da Mônica: Lições” é uma aventura infantil com estilo, cuidado e diversão na medida certa.
______________________________________
Escute nosso PODCAST no: Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts | Android | RSS
.
.
.