Jamie (Max Harwood) in “Everybody’s Talking About Jamie.”

Estreou na Amazon Prime, nessa sexta-feira 17 de agosto, Todos Estão Falando Sobre Jamie. O filme é um musical inspirado na vida de Jamie Campbell, cuja história já havia sido contada anteriormente num documentário chamado Jamie: Drag Queen At Sixteen (2011), e logo após, numa peça teatral de sucesso.

A obra acompanha Jamie em seus dezesseis anos, na fase final de seu ensino médio no interior da Inglaterra. Seu maior desejo é seguir carreira como drag queen, e o filme é uma jornada que vai desde a admissão de suas pretensões até a conquista final de sua autoconfiança. Jamie tem o apoio incondicional de sua mãe Margaret (Sarah Lancashire), e sua amiga Pritti (Lauren Patel). Em contrapartida, o protagonista tem que lidar com a rejeição e preconceito de seu pai ausente, professores conservadores e colegas de classe violentos.

Todos Estão Falando Sobre Jamie consagra seu maior mérito no fato de ser um filme verdadeiramente inspirador para a comunidade LGBTQ+. Atualmente, vê-se um grande número de obras audiovisuais que abordam romances fora da heteronormatividade, mas que em sua maioria são versões higienizadas e family friendly de fatos que, na vida real, são muito mais complexos e dolorosos.

A música mais impactante da obra é, de longe, This Was Me, performada por Hugo (Richard E. Grant). Ela é, na verdade, um tributo a toda a comunidade queer dos anos 1980 e 90 que viveu a grande crise da AIDS e toda a dor intrínseca a ela. A canção não fazia parte do musical original, e foi adicionada especialmente para o filme da Amazon Prime, se estratificando como ponto de maior impacto do longa-metragem.

Ademais, Todos Estão Falando Sobre Jamie conta com outras performances deslumbrantes como You Dont Even Know It e Out Of The Darkness e uma mise-em-scéne articulada com excelência, na qual todas as cores de cenário e figurino casam com a atmosfera musical e transmitem euforia e encantamento.

Outro grande aspecto do filme é como Jamie foge do padrão de protagonista perfeito e tropeça várias vezes em sua própria jornada, machucando as pessoas a sua volta, cometendo atos imprudentes e tomando responsabilidade sobre eles.

De fato, Todos Estão Falando Sobre Jamie não é um filme sobre a jornada de aceitação de um garoto gay. Mas sim, o caminho de um garoto gay que busca conhecer sua verdadeira identidade através da expressão artística como drag queen. O filme é emocionante e engraçado na dose certa, mesmo que em certos momentos se prolongue em cenas que poderiam ter sido melhor selecionadas.

Logo, fica claro que Todos Estão Falando Sobre Jamie é um ótimo filme para aqueles que apreciam musicais e para quem procura uma arte íntegra sobre a comunidade LGBTQ+. Entregando um ótimo espetáculo visual e músicas excelentes, o filme agrada e emociona o público que se dispuser a conhecer Jamie com a honestidade e verossimilhança que apenas uma história real pode nos trazer.

________________________________________________

Escute nosso PODCAST no: Spotify | Google Podcasts Apple Podcasts | Android | RSS 
Siga-nos no INSTAGRAM
Entre para o nosso grupo no facebook AQUI
Curta nossa página AQUI
.

.

.

COMO FILMAR CONVERSAS ?

 

VISÃO GERAL
Avaliação
Estudante de cinema da Ufscar, 20 anos. As vezes escritora, admiradora de musicais e filmes de terror de qualidade duvidosa
todos-estao-falando-sobre-jamie-criticaEstreou na Amazon Prime, nessa sexta-feira 17 de agosto, Todos Estão Falando Sobre Jamie. O filme é um musical inspirado na vida de Jamie Campbell, cuja história já havia sido contada anteriormente num documentário chamado Jamie: Drag Queen At Sixteen (2011), e logo após,...