Já está disponível no catálago da Netflix o grande vencedor dos festivais de Gramado e Guarnicê, Noites Alienígenas. Inspirado no livro homônimo de Sergio Carvalho, o longa-metragem é por ele dirigido e roteirizado, com a colaboração de Camilo Cavalcanti e Rodolfo Minari.
Desde a década de 70 o Acre tem realizado várias produções cinematográficas, com prêmios ganhando notoriedade não só no Brasil, como em países escandinavos onde Noites Alienígenas foi agraciado no festival da Suécia.
Noites Alienígenas acompanha a história de três amigos de infância que cresceram na periferia de Rio Branco – Rivelino (Gabriel Knox), Sandra (Gleici Damasceno) e Paulo (Adanilo). O trio se reencontra a partir de uma tragédia. Importante ressaltar que são duas obras diferentes com linguagens distintas e que, no longa, alguns personagens foram cortados.
“ É o crime atrás do progresso”
O filme retrata o aparecimento de novas rotas de tráfico na Amazônia, com a brutalidade do Sudeste invadindo o território, nos fazendo sentir verdadeiros alienígenas. Ao acompanhar os dois lados, do viciado e de quem provem o vício (o traficante) vemos que ambos se encontram num difícil caminho, onde sair é mais complicado que chegar. Uns encontram força na religião, na espiritualidade, outros na arte, que aparece de forma intensa, pelo grafite, pelo desenho e pela composição sonora. Músicas em diversos gêneros desde rodas com batalhas de rap e danças, músicas para Iemanjá e músicas regionais.
Há uma série de planos sequências ao estilo Ruy Guerra e poucos cortes que elevam o filme, com parte do elenco que atua pela primeira vez. Fortes elementos no extracampo nos fazem refletir acerca de quem nos salvará.
É o registro no filme como a chegada do narcotráfico do sudeste trouxe violência e destruiu a infância das crianças acreanas. É a contraposição forte com uma região de alta espiritualidade, característica dos povos originários. O filme encerra com a música Porto Solidão, que diante da invasão amazônica, declara que o que fica, é a solidão.
______________________________________
|| ASSINE NOSSO PODCAST ||
.
.
.