Em um momento onde o protagonismo feminino tem ganhado força, respeito e admiração, o filme Mar de Dentro é um verdadeiro presente. Isto não apenas pela obra, mas principalmente por ser um projeto audiovisual desenvolvido por mulheres e para mulheres, como salientou a diretora Dainara Toffoli.
Manu (Monica Iozzi) é Diretora de Criação em uma agência de publicidade em São Paulo. Com a sua rotina agitada e dedicada quase exclusivamente ao trabalho, ela mantém poucas relações pessoais, com exceção de sua irmã Tetê (Gilda Nomacce) e seu colega de trabalho Beto (Rafael Losso). Em um determinado momento ela se descobre grávida de Beto e precisa lidar com toda a transformação que estará por vir em sua vida.
Mar de Dentro realça o mar que existe dentro do peito maternal com toda potência e calmaria. Isso através de uma perspectiva feminina sobre a maternidade em um filme produzido e dirigido por mulheres. Essa ótica torna visível os acontecimentos que Manu enfrenta, muitos deles silenciosos.
O som do filme é um fator determinante para a imersão do espectador, bem como os planos detalhes e fechados. O longa-metragem, com cerca de 90 minutos, acerta na montagem do timing, respeitando as durações das cenas, e são nas mais densas, que o elenco empresta seu talento para dar o tom do filme. O roteiro mescla diálogos profundos com cenas inusitadas e engraçadas.
A entrega de Monica Iozzi aproxima o público dos sentimentos de Manu sem que sejam julgados. Outra personagem chave da narrativa é Tetê, vivida por Gilda Nomacce, que vem a ser o porto de sua irmã nos momentos difíceis. A relação entre irmãs acentua a cumplicidade feminina e solidária nessas situações.
Filmes com protagonismo feminino através dessa perspectiva não eram feitos dez anos atrás, como ressaltou a produtora Eliane Ferreira. E é através dessas circunstâncias que a direção de Dainara Toffoli entrega um filme naturalista, beirando o realismo, com uma protagonista sólida e um argumento definido.
Falar sobre maternidade é um desafio, uma vez que o tema aborda questões sociais sensíveis e por um longo período inquestionáveis. Mar de Dentro é um filme necessário para todas as mulheres que buscam se encontrar e entender o seu verdadeiro papel, seja ele social ou pessoal.
______________________________________
Escute nosso PODCAST no: Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts | Android | RSS
.
.
.
COMO FILMAR LUTAS?