Por Gabriela Rosa
Lispectorante, de Renata Pinheiro, é um filme que fala sobre relações, encontros e afetos, em dimensões possíveis e em transcendências.
Renata Pinheiro quer passar uma mensagem ao espectador, juntando as duas forças do encontro. De forma certeira, Pinheiro dá ao filme uma posição de reunião e discussão de muitos conceitos e percepções que saltam aos olhos de quem vê, com uma força na imagem que clama por vibração
Tendo Marcélia Cartaxo no papel de Glória, uma mulher que volta para sua cidade natal, Recife, em busca de restabelecer sua vida, vemos uma atuação delicada e envolvente. Com anos de carreira, Marcélia Cartaxo sabe bem como tocar o espectador, sempre muito cuidadosa e lúcida com a personagem, trazendo características diferentes a cada uma que interpreta.
As relações possíveis estão no plano físico, na conexão com os indivíduos do seu cotidiano, com familiares, amigos e romances. Essas relações constroem o enredo do filme, trazendo a compreensão em um mundo possível, palpável. Mundo este em que se discute amor, morte, traição, desejo. E em Lispectorante, o restabelecimento de Glória e sua pequena jornada em 90 minutos são o suco das relações que ela estabelece ao longo do filme, relações de perda com familiares, de soma com amigos e romances. Todos esses encontros afetuosos desembocam num final de reconciliação com si mesma e com o outro.
Os personagens que ao longo do filme aparecem e se conectam com Glória travam possibilidades. Porém, existe uma aparição espiritual, quase que divina, que é Clarice Lispector. Sua participação traz ao filme um sentido onírico e poético e furta o espectador de seu deleite convencional.
As ruínas dizem, revelam um ambiente outro, um diálogo outro, um estado outro. E o que seriam? Seriam os recados divinos de Clarice Lispector, o local de encontro e revelações. De conversas e reconciliações. As ruínas são o ponto força do filme, isto é, elas sugam a história para um ponto espiritual.
Clarice Lispector é a dimensão transcendental do filme. É necessário estar aberto para assistir Lispectorante. Aberto aos encontros afetuosos e caóticos.
______________________________________