Por Gabriela Rosa
Filme assistido no Festival do Rio 2024
Em Janis – Amores de Carnaval, Memórias de Ricky Ferreira e Convidados, a diretora Ana Isabel Cunha nos apresenta um período da vida de uma das maiores figuras do Rock n Roll, Janis Joplin, contada por Ricky Ferreira e outros. Período este que consta em sua estadia no Rio de Janeiro.
Querida por tantos. Admirada por tantos. Joplin fez história no mundo da música. Com seu estilo único e delirante, a cantora chamou atenção por onde passou. E isso não foi diferente no Rio de Janeiro. Segundo Ricky Ferreira, fotógrafo e, depois, amigo de Janis Joplin, a cantora, com suas camisas manchadas e seus lenços no cabelo, suscitava olhares em todos os cariocas.
Viciada em heroína e álcool, Janis Joplin veio ao Rio de Janeiro com o intuito de parar com o vício. Chega ao Rio de Janeiro no verão de 1970 e se hospeda no Copacabana Palace, de onde é expulsa logo depois. Sua forma de viver e existir eram contagiantes, em terras cariocas, conheceu seu grande amor e viveu experiências únicas.
Ricky Ferreira soube, por sua ex-namorada, que Joplin estava hospedada no Copacabana Palace e foi correndo fotografá-la. Ao saber de sua expulsão do Hotel, Ferreira convida a cantora e sua amiga para se hospedarem em sua casa, e elas aceitam. A partir deste momento, nasce uma amizade entre os dois. Ferreira conta sobre o vício de Janis de forma expressiva.
Ana Isabel Cunha executou um documentário persistente, necessário e autêntico sobre a lenda do Rock N Roll. Com entrevistas de diversos músicos e artistas brasileiros – como a grande cantora de samba, Alcione – que cruzaram, de alguma forma, a vida de Joplin.
Este é o primeiro longa-metragem da diretora e que jeito melhor de estrear. Janis – Amores de Carnaval nos faz realizar a existência desta lenda magnífica, que pelos jovens não é tão conhecida devido a sua época de atuação. Mostra-se preciso falar de Janis Joplin. Uma das grandes influências do mundo do rock. E mais, ela nos ensina sobre liberdade. Sobre sermos nós mesmas. De forma inconsciente, suponho, em uma época em que os movimentos feministas e de libertação estavam em alta.
Obrigada, Ana Isabel Cunha, pela belíssima exposição de um período da vida desta magnificência.
Obrigada, Janis, pelo legado que você deixou por aqui.
Confira os textos sobre filmes do Festival do Rio 2024: AQUI
______________________________________
.
.
.