A obra de Denis Côté, embora cinematográfica, bebe diretamente do teatro como fonte inspiradora para Higiene Social. Um filme pequeno com apenas sete personagens, faz uma ode à atuação trazendo todas as atenções do espectador para os diálogos entre os personagens. Inovando na forma e construindo um filme reflexivo com poucos recursos, Higiene Social prova as infinitas possibilidades de fazer cinema, onde o guia da narrativa se dá no texto através de numerosos diálogos com planos longos, estáticos e sem cortes.
Antonin (Maxim Gaudette) é o eixo central da narrativa. Embora o filme de Denis Côté explore novas possibilidades de linguagem, a estrutura da Jornada do Herói permanece. Porém, o herói do diretor/roteirista é subversivo e ordinário. Um batedor de carteiras bon-vivant que se preocupa apenas com seus desejos e mulheres. Antonin contracena com cinco mulheres onde cada uma detém um pequeno pedaço seu: uma irmã, sua mulher, uma aspirante a amante, uma representante da lei e uma vítima de seus furtos.
Embora os diálogos sejam dignos de um filme vencedor do prêmio de melhor direção na sessão Encontros do Festival de Berlim de 2021, eles beiram o tédio e o vazio dos personagens: “É impossível matar o tempo sem ofender a eternidade, não é?” Os personagens matam o tempo discursando sobre amor, perspectivas de futuro, reflexões sobre a vida, obscuridades e traumas. Tudo dito em diálogos cotidianos e diretos.
A fotografia também ilustra o matar do tempo de Antonin com planos abertos de mais de dez minutos sem cortes, onde o espectador nota facilmente as mudanças de luz na mise en scène bucólica e simplista.
Os contrastes se dão em dois aspectos. Primeiramente os figurinos diferenciados dos personagens, e em segundo plano o uso de sons não diegéticos. Embora o filme transcorra em um cenário de natureza, o diretor opta por ambientar as cenas com sonoplastia de caos urbano, tais como sirenes e sons de automóveis. “O cinema cria uma ponte entre o que é real e o mundo que poderia ser”, essa é a premissa e conclusão da obra nada tradicional do cinema canadense.
Higiene Social integra a programação da Perspectiva Internacional da 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Confira os textos sobre alguns filmes da 45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo: AQUI
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