Um filme vencedor do Prêmio do Júri da Semana de Crítica do Festival de Cannes gera obrigatoriamente uma expectativa gigante por parte do público. É inegável o poder midiático que grandes premiações exercem na carreira de uma obra cinematográfica, porém isso afeta toda a experiência que será projetada nas telas.
Um filme naturalista e sem grandes dramaticidades explícitas, Il Pleut Dans La Maison é um bom filme para amantes do cinema contemporâneo francês, porém um “nada demais” para o grande público.
Com grandes questões sociais, englobando uma família de classe média baixa formada por três pessoas (uma mãe e seus dois filhos adolescentes) ambientada à beira mar, soaria o argumento perfeito para um filme típico de verão europeu. Embora seja categorizado como comédia, a obra de Paloma Sermon-Daï é um drama familiar que traz algumas tiradas cômicas com o sutil humor contemporâneo europeu.
O protagonismo é dividido entre os dois irmãos, Purdey de 17 anos e Makenzy de 15 anos, também irmãos na vida real. A atuação deles é perfeitamente alinhada ao tom do filme, sendo as reações sutis, pois a grande dramaticidade acontece no interior, um rebuliço dentro do peito de cada. Esses sentimentos nascem do sumiço repentino da mãe associado às responsabilidades e livre arbítrio da vida adulta.
Já na segunda cena, é revelado o contexto intrínseco do filme, a goteira que faz chover dentro de casa se dá como um contraponto da rachadura familiar. A fotografia bela e ensolarada, lembra uma plástica de cinematografia digital, respeita o tom observador do longa-metragem que também assume a temporalidade quase que real nos cortes e montagem. A direção de Paloma é sensível e delicada, sendo feita para olhares curiosos e ambientados com filmes do perfil de Il Pleut Dans La Maison.
Uma obra cinematográfica delicada, tendo a cumplicidade entre irmãos como grande alicerce na transformação de jovens adultos. O filme é uma recomendação perfeita para quem gosta de um bom drama familiar, porém sem crises melodramáticas e com uma bela fotografia de litoral.
______________________________________
|| ASSINE NOSSO PODCAST ||
.
.
.
ATUANDO COMO SUPER-HERÓI