“A vida sempre zomba de nós. Faz você confundir o fim com o começo. Faz você confundir tudo em decadência, como este corpo, com a eternidade que também sou “eu”, mas não pertence a mim.” Expressa Armugan (Íñigo Martínez) sobre a angústia de exercer o seu papel para a comunidade espanhola isolada nos Pirinéus Aragoneses.
Inspirado em grandes cineastas como o húngaro Béla Tarr e o aclamado polonês Ingmar Bergman, o cinema de Jo Sol não deixa a desejar aos cinéfilos curiosos por obras que questionem a morte. Armugan é um filme silencioso e em tons p & b, opaco como o fim da vida.
Armugan é um homem com nanismo e mobilidade reduzida, amante da vida e destinado a acabar com a agonia de quem precisa. Já Anchel (Gonzalo Cunill), um homem de meia idade forte e zelador, cuida de seu companheiro como se fosse uma extensão de si próprio. Juntos eles criam ovelhas em seu pacato pasto no meio das montanhas. Porém, o trabalho deles não se limita a criação de animais e sim na formação de um rebanho de almas.
Grandes clássicos do cinema cult já exploraram liricamente a morte, um enigma insolúvel da humanidade. Porém, na obra de Jo Sol ela é incorporada em Armugan e Anchel, onde ambos exercem um papel social na comunidade, aliviando o sofrimento dos que estão agonizando.
Apesar da morte ser um tema doloroso ela transcorre de forma natural e bem-vinda pelas famílias que vivem o luto. Mas, mesmo com toda a experiência de sua função, o protagonista é posto em xeque quando uma mãe pede ajuda para lidar com o estado crítico de seu filho, uma criança moribunda.
Apesar de lidar com a morte quase diariamente, Armugan cultiva pequenos brotos, dispositivo narrativo da direção para materializar o tênue limiar entre criação da vida e a morte. É notável a sua admiração pela vida, através dos olhares com perspectivas diferenciadas do mundo ao seu redor.
Armugan é uma obra cinematográfica espanhola digna de integrar a 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Confira os textos sobre alguns filmes da 45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo: AQUI
______________________________________
Escute nosso PODCAST no: Spotify | Google Podcasts | Apple Podcasts | Android | RSS
Siga-nos no INSTAGRAM
Entre para o nosso grupo no facebook AQUI
Curta nossa página AQUI
.
.
.