Do cineasta chinês Liu Ze, Apenas Mortais acompanha a jovem Xian Tian que após terminar seu relacionamento com um homem casado e sair de seu emprego, volta a morar com seus pais para ajudar sua mãe a cuidar de seu pai, que sofre de Alzheimer. Mas o agravamento da doença e a maior demanda por cuidados abala a relações familiares e amorosas de Xian Tian.

Usando de uma abordagem tanto poética quanto realista, Apenas Mortais mostra as dificuldades enfrentadas ao cuidar de alguém próximo que sofre de Alzheimer, principalmente com a progressão da doença. Dificuldades estas brutalmente representadas através da mãe de Xian Tian, que se mostra relutante com a ajuda das filhas em função da vergonha que sente da situação do marido, cada vez mais dependente, da tristeza de ver seu companheiro de vida deixando-a e a exaustão causada pelos cuidados necessários. Já para a protagonista, o cuidado do pai acaba por servir como refúgio para o termino de seu relacionamento, porém o surgimento de um novo interesse amoroso evidência a dificuldade de comprometimento com a situação por alguém de fora da família.

Embora possa parecer pessimista num primeiro momento, o filme trabalha desde de seu início a questão da morte e como os ritos culturais que a precedem são importantes e necessários para sua aceitação. Outra temática fundamental no filme é a memória e a busca para sua recuperação, Xian Tian e sua mãe constantemente tentam fazer seu pai recordar desde momentos que viveram juntos até quem são. Da mesma forma, o novo relacionamento de Xian Tian com um rapaz com o qual havia estudado na escola, se desenvolve atrás das recordações de quando eram crianças, inseridas no filme através de um flashback, que inclusive conta com um momento propagandístico bastante antinatural.

Se passando majoritariamente dentro do apartamento da família, o apertado espaço é utilizado de maneira incrível, usando constantemente paredes e portas para emoldurar suas personagens, intensificando a sensação de dificuldade em lidar com a situação. Além disso, são utilizados vários planos sequencia dentro do pequeno ambiente, recurso recorrente na cinematografia chinesa contemporânea.


________

Escute nosso PODCAST no: Spotify | Google Podcasts Apple Podcasts | Android | RSS 
Entre para o nosso grupo no facebook AQUI
Curta nossa página AQUI

.
.
.

CONHEÇA AS 3 REGRAS DO TERROR