Por Gabriela Rosa
Filme assistido no Festival do Rio 2024

Dentre as belezas e privilégios de poder escrever sobre os filmes do Festival do Rio está o convite feito pela Disney para a minha presença na estreia de A Vilã das Nove de Teodoro Popovic. Casa cheia. Fila grande. Todos ansiosos e entusiasmados com a estreia do longa.

Escrever uma crítica é sempre um momento de indagação pessoal e elaboração artística, que deriva muito de uma paixão pelo Cinema. Pelo fazer cinematográfico.

Desta vez, tenho o trabalho de escrever sobre um drama-comédia. A atriz Karine Telles, que faz o papel de Roberta, faz suscitar em nós a dúvida e a incoerente-coerente pergunta sobre quem somos de verdade. Com uma atuação decidida, firme e sólida, a atriz nos envolve de forma sustentável e com personalidade na trama.

Roberta vive uma vida comum, mãe de uma pré-adolescente, divorciada e trabalha como preparadora vocal. Tudo parece tranquilo, até a cena dois. Roberta é interpelada por uma senhora durante um passeio com sua filha no aquário, que a chama de Eugênia, assustadas Roberta e a filha seguem seu caminho. Neste momento, é possível perceber que há algo oculto, algum mistério que perpassa a história. A vida de Roberta vira de ponta cabeça quando descobre que o mistério de sua vida está sendo contado numa novela das nove e ela é a própria vilã.

Somos envolvidos pela imagem que inicia o filme: a imensidão do mar, onde não se vê o horizonte, apenas águas. Este quadro, intencionalmente ou não, nos traz uma ideia de refúgio, de respiro e o restante do filme, a trama traz exatamente o contrário. Traz uma ideia de algo “ruim” que pode ser desvendado, necessita ser oculto, não pode ser descoberto, sem tempo para respiros, suspiros.

Toda esta trama misteriosa é desvendada e narrada com leveza e humor. Com um elenco de peso que conta com Karine Telles, Alice Wegmann, Antônio Pitanga e Negro Leo, a potência do filme não poderia ser diferente.

Vilã das Nove é um filme que entretém, que nos envolve e nos invoca. É um filme que chama o espectador para dentro da tela e desta forma vamos sendo possuídos e ingeridos pela trama dramática e humorística.

 

Confira os textos sobre filmes do Festival do Rio 2024: AQUI

 

______________________________________

.
.
.

QUAL É O SEGREDO DE JOHN WICK ?