Quem é James Stewart? | Artigo

Por Pedro Amaro

 

É algo satisfatório para um artista quando o próprio é exaltado por um papel executado de forma brilhante. Esse é o primeiro fator para tal indivíduo imortalizar um personagem. O patamar alcançado acaba se tornando um ícone, porém existem outros que ultrapassam esse lugar, como é o caso de James Stewart.

Eu sou extremamente dependente do cinema clássico. Emocionava-me ver Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo, via o horror nos olhos de Anthony Perkins em Psicose e dando risada de Chaplin como Carlitos. Um olhar para o contemporâneo nos fornece outros nomes, como Keanu Reeves em Matrix, AudreyTautou vivendo Amélie Poulain e Daniel Randcliffe.

Evidentemente não é algo ruim, pois esse fator contribui para a imortalização de um filme e destaca o trabalho do ator. Mas alguns vão além, como James Stewart. É praticamente impossível selecionar um personagem vivido por ele. Do drama ao suspense, da aventura ao romance. O ator viveu diversos personagens com variados diretores. É uma afirmação mais que verdadeira falar que Stewart foi o maior do seu tempo. Não concorda?

james-stewart-2

 

Portanto, caro leitor, James Maitland Jimmy Stewart se torna uma das maiores referências no que diz respeito a viver intensamente um papel. E se admitimos isso podemos nos questionar quem é James Stewart? A resposta – que é praticamente impossível de se encontrar – reforça o berço histórico que encontramos pelas mais famosas obrar mundiais da sétima arte.

Você Também Vai Gostar