O Final de Watchmen | Snyder Errou | Artigo

Por Pedro Amaro

Olá, caro leitor. Como vai você?

Gostou do filme Watchmen (2009)? Eu saí satisfeito do cinema, embora tenha encontrado problemas na trama.

Meu intuito aqui não é mudar o seu conceito com a história, e sim revelar argumentos que proporcionem um outro olhar sobre o plano de Ozymandias.

Embora eu utilize a Graphic Novel‎ para ilustrar um de meus argumentos, gostaria que ficasse claro que não acredito que o filme precise ser igual à obra literária para ser bom.

Quadrinho e Filme.

RESUMO DO PLANO DO OZYMANDIAS NO FILME

Criar uma enorme explosão em cidades estratégicas do mundo – com a energia que provém do Dr. Manhattan – para matar milhões de pessoas e assim criar um pretexto para que países (para ser mais preciso URSS e EUA) deixem de caminhar em direção à guerra fria e se unam contra um possível inimigo em comum.

O primeiro problema que identifico com isso é a certeza que o Ozy possui sobre a união desses povos. Como ele possui aquela convicção? Não há garantias que o seu plano dará certo, e caso não se confirme, milhões de pessoas morreriam em vão. Por ele ser um indivíduo com uma inteligência superior à da raça humana, esse ponto pode ser relativizado. Mas vamos observar as questões mais duvidosas.

Matthew Goode como Adrian Veidt, o Ozymandias.

 

PROBLEMAS COM O PLANO DE OZZYMANDIAS

O que o empresário estava realizando não era secreto. Logo, todos sabiam do andamento das pesquisas. Dois pontos me incomodam nesse aspecto.

O primeiro é bem simples, mas não deixa de ter seu peso. Ozymandias não sofre nenhuma investigação. O empresário matou cientistas e ninguém deu por falta deles. Ok, poderia ser algo que passe despercebido. Mas e a morte do Comediante?

O próprio Adrian diz no final do filme que o Comediante foi colocado para investigar os passos dos vigilantes (e não restavam muitos na época). Eles não deveriam ser espionados? Sobretudo o Ozzy, por estar em um projeto de grande impacto?

Outro problema é o impacto que o Comediante sofre ao “descobrir” tudo.

Jeffrey Dean Morgan como Edward Blake, o Comediante

Com as mudanças na adaptação, o plano se baseava em uma bomba. Então, como isso poderia assustar o Comediante, uma vez que ele já havia visto milhares de bombas e horrores da guerra?

Você pode até dizer, “mas Pedro, ele não ficou assim porque descobriu que o Ozymandias iria explodir as cidades? ”

Eu lhe pergunto: como ele poderia saber?

Lembra que existiam cientistas trabalhando com o Adrian Veidt? Eles ficavam o tempo todo lá e acreditavam que estavam em um projeto de energia. Se nem as pessoas que trabalham ali sabiam o real objetivo, como o Comediante poderia ter descoberto? Veidt não guardava nada que pudesse incriminá-lo.

Como ele poderia ter descoberto tudo?

 

RESUMO DO PLANO DO OZYMANDIAS NO QUADRINHO

Criar um mostro que iria devastar metade de Nova York e fazer com que o povo acreditasse que fizeram contato com um ser extraterrestre (uma vez que não havia nenhuma presença extraterrestre clara na cidade). Assim alguns povos do planeta (leia-se URSS e EUA) se uniriam contra uma ameaça comum, ao invés de caminhar para a guerra.

Na Graphic Novel, Ozymandias estava trabalhando secretamente com cientistas e artistas famosos. Eles não desconfiavam de nada, pois acreditavam estar envolvidos em uma produção sigilosa de cinema. Blake, o comediante, começa a surtar pois descobre o monstro, algo que não é comum, ou até mesmo real no universo de Watchmen. Somente o Doutor Manhattan era algo superior a raça humana, enquanto o restante dialogava de forma próxima com o mundo real.

Qualquer pessoa se assustaria ao ver um monstro. Esse é o principal fator para Blake desistir de tudo e afirmar É tudo uma piada.

Gosto muito de Watchmen do Zack Snyder, mesmo com todas essas observações (e com outras que não vêm ao caso), mas considero gritante esse furo do roteiro.

O que você acha, caro leitor?

Fale o que pensa. Gostaria de conhecer a sua opinião.

Deixe nos comentários ou compartilhe o texto, assim saberemos como está a repercussão.

Muito obrigado.

 

Curta Nossa Fan Page AQUI

Se Inscreva em Nosso Canal no Youtube AQUI

Você Também Vai Gostar

  • Brunno Sena

    Mas o Comediante não começou a surtar com as “merdas” que ele fez no passado?

    • Marcus Pourroy

      Acho q sim

    • Cinéfilo da Terra 2

      Não não.